Por que emitir Nota Fiscal de Serviço eletrônica
![Imagem de uma nota fiscal de exemplo](https://static.wixstatic.com/media/2e3e77_c99be5fde1ec4220979213b9685dc20c~mv2.png/v1/fill/w_449,h_449,al_c,q_85,enc_auto/2e3e77_c99be5fde1ec4220979213b9685dc20c~mv2.png)
Emitir nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e) é uma prática fundamental para as empresas prestadoras de serviço, trazendo consigo uma série de vantagens tanto para o prestador quanto para o cliente tomador do serviço e a sociedade em geral.
Em primeiro lugar, a emissão de NFS-e é uma obrigação legal no Brasil. Ela atende às normas estabelecidas pela Receita Federal e por outros órgãos e administrações públicas tributantes. Além disso, a NFS-e é um documento que comprova a realização do serviço, oferecendo segurança jurídica para ambas as partes envolvidas na operação.
A NFS-e pode ser vista como um contrato de trabalho entre duas partes que não possuem vínculo empregatício. De um lado, há o prestador de serviço, que emite a nota fiscal. Do outro lado está o tomador do serviço, que paga pelo serviço recebido. Em seguida estão o objeto, que é o serviço prestado, o valor e a data referentes à prestação. Há também a possibilidade de adicionar à nota fiscal informações como forma de pagamento, conta bancária, entre outras.
É importante destacar que a NFS-e é um documento oficial eletrônico, usado pela contabilidade como base oficial para registro da receita da empresa, sendo também um instrumento de controle interno. Ao registrar suas operações de maneira sistemática, as empresas conseguem monitorar ganhos, despesas e lucros, facilitando o planejamento financeiro e a tomada de decisões estratégicas.
A NFS-e demonstra comprometimento e profissionalismo por parte da empresa prestadora de serviço. Essa prática reforça a confiança do cliente, pois assim toda operação é transparente e respaldada pela legislação. Além disso, é com base no valor da NFS-e que incide a tributação que servirá de recurso para o Estado realizar as ações em prol da sociedade. Ou seja, emitir NFS-e também é ter responsabilidade social.
Para as empresas obrigadas à emissão, essa é uma prática que agrega valor à empresa emissora, pois promove legalidade, transparência, conformidade fiscal e responsabilidade social, ao mesmo tempo em que fortalece os laços de confiança existentes no mercado formal.
Se você é tradutor, intérprete ou outro profissional prestador de serviços e quer ou precisa saber mais sobre nota fiscal, entre em contato conosco.
Komentarze